Quando se fala em humildade muitos pensam em pobreza, falta de conhecimento, ignorância.
Para Deus o termo “humildade” tem outro significado. Humildade significa uma grande virtude do Espírito. Aquele que tem humildade sabe compreender as falhas e limitações dos outros, pois não se julga pior nem melhor do que o outro.
A humildade nos torna pessoas melhores, pois nos faz reconhecer as nossas próprias dificuldades e nos faz lembrar que estamos aqui para aprendermos uns com os outros. Que devemos nos auxiliar uns aos outros.
Por essa razão é de grande importância praticar a humildade consigo próprio, não permitindo que sentimentos como o orgulho, o egoísmo e a vaidade tomem conta do Ser.
Jesus sempre agiu com humildade. Jamais demonstrou qualquer sinal de orgulho ou vaidade. Então, quem somos nós para nos julgarmos superiores a quem quer que seja? Somos todos filhos de Deus e Ele nos ama igualmente.
Ensine as crianças a serem felizes, não a serem ricas. Faça-as saber que o valor de uma pessoa não está no que ela tem ou deixa de ter do lado de fora, mas no que ela tem por dentro. Ensine-as a desenvolver boas estratégias e habilidades que as ajudem a compreender quem elas são no mundo.
Essa educação em valores e em emoções apoiará seus sucessos como pessoas e como sociedade. Assim, se uma criança sabe estabelecer limites e respeitar a si mesma, saberá fazer o mesmo com os demais.Por isso, se quisermos colher, teremos que semear o campo e tentar evitar dar valor ou protagonismo a alguma coisa, devemos mostrar os princípios morais.
Para isso poderemos aproveitar seu desconhecimento e não danificar sua inocência; por exemplo, para uma criança que ainda não compreende a administração do dinheiro, tem mais valor uma pequena moeda do que uma nota. Por quê? Porque as moedas a divertem, podem rodar, elas podem simular uma compra, etc.
Somos nós que ensinamos a elas que o valor está no preço e não nas intenções
.Portanto, temos que conseguir que entendam o que é o esforço, o que são as boas intenções.
Assim, como a felicidade real se consegue com carinho, com experiências compartilhadas, com amor e com compreensão, o essencial é que ajudemos as nossas crianças a dar tudo de si para que compreendam que as recompensas estão no seu interior.