https://www.facebook.com/ http://pensador.uol.com.br/colecao/masgalos/

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

REPRIMIR É ERRADO?

Reprimir não é errado, mas ineficiente como agente de transformação. Ele é um auxiliar importante para vivermos socialmente, mas não para crescermos interiormente.

Lidando com a defesa: Procure conhecer mais sobre seus sentimentos,  suas emoções, tendências, características e imperfeições. Busque mais, entender que criticar ou julgar, busque as origens destas características, informe-se. Tudo o que desconhecemos, tememos.
Eduque o que não está de acordo com o que escolhe vivenciar ou viver, mas não reprima simplesmente, pois você só dará mais força a esse aspecto do seu ser.

Lidando com a defesa: Busque se conhecer mais e educar o que você percebe ameaçador no seu comportamento ou no seu intimo. Tudo pode ser transformado.

Lidando com a defesa: Sendo o mais especifico que pudermos, nomeando, evidenciando, sobretudo para nós mesmos todas as nossas falhas, limitações e imperfeições.


Nota: Para não termos que lidar com nossas imperfeições generalizamos esse ponto nas outras pessoas para torná-la mais leve e assim não sofro com minha própria imperfeição, por ex: quando me percebo desonesto, então digo que todo mundo é desonesto e dessa forma abrando minha própria desonestidade e não faço a mudança necessária. Outra forma de generalização muito comum, é que aprendemos a usar desde crianças, por ex, quando nos sentimos traídos por um genitor, podemos “generalizar” dizendo que todos os homens, todas as mulheres ou todas as autoridades irão me trair, dessa forma fica mais fácil controlar a vida e evitar sofrer novamente. Outra forma é quando admitimos algumas falhas genéricas (sou egoísta, orgulhoso…) não assumimos nossas falhas individuais e dessa forma não temos que nos enfrentar e transformar.

Reforma intíma

Sem comentários:

Enviar um comentário