Podemos interferir em nosso destino, escolhendo as provas que iremos passar?
Os Espíritos nos dão essas respostas, no item Escolha das Provas, do Livro dos Espíritos, a saber:
NO ESTADO ERRANTE, ANTES DA NOVA EXISTÊNCIA, O ESPÍRITO TEM CONSCIÊNCIA E PREVISÃO DO QUE LHE VAI ACONTECER DURANTE A VIDA?
Resposta dos Espíritos: Ele mesmo escolhe o genero de provas que deseja sofrer; nisto consiste o seu livre arbítrio.
SE O ESPÍRITO ESCOLHE O GENERO DE PROVAS QUE DEVE SOFRER, TODAS AS TRIBULAÇÕES DA VIDA FORAM PREVISTAS E ESCOLHIDAS POR NÓS?
Resposta dos Espíritos: “Todas, não é bem o termo, pois não se pode dizer que escolhestes e previstes tudo o que vos acontece no mundo, até as menores coisas. Escolhestes o genero de provas: os detalhes, são consequência da posição escolhida, e frequentemente, de vossas próprias ações.
(…) O espírito sabe que, escolhendo esse caminho, terá que passar por esse genero de luta, e sabe de que natureza são as vicissitudes que irá encontrar, mas não sabe quais os acontecimentos que o aguardam. Os detalhes nascem das circunstâncias e da força das coisas. Só os grandes acontecimentos, que influem no destino, estão previstos.”
O QUE ORIENTA O ESPÍRITO NA ESCOLHA DAS PROVAS?
Resposta dos Espíritos: “Ele escolhe as que lhe podem servir de expiação, segundo a natureza de suas faltas, e fazê-lo adiantar mais rapidamente.* Uns podem impor-se uma vida de miséria e privações, para tentar suportá-la com coragem; outros, experimentar as tentações da fortuna e do poder, bem mais perigosas, pelo abuso e pelo mau emprego que lhes pode dar, e pelas más paixões que desenvolvem. Outros, enfim, querem ser provados nas lutas que terão de sustentar no contato com o vício”.
NÃO PARECE NATURAL QUE OS ESPÍRITOS ESCOLHAM AS PROVAS MENOS PENOSAS?
Resposta dos Espíritos: Para vós, sim; para o Espírito, não. Quando ele está liberto da matéria, cessa a ilusão, e a sua maneira de pensar é diferente.
Sem comentários:
Enviar um comentário