https://www.facebook.com/ http://pensador.uol.com.br/colecao/masgalos/

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Por que Deus demora em realizar nossos sonhos?

No livro de I Samuel, capítulo 1, vemos a seguinte história: havia um certo homem chamado Elcana. Ele tinha duas mulheres, Ana e Penina.
Penina tinha filhos. Ana, porém, não podia ter. Todo ano Elcana subia ao Templo com seus filhos, suas filhas e duas mulheres para adorar ao Senhor. Depois, quando distribuia as ofertas de sacrifício, dava uma parte para Penina e seus filhos e dava uma porção dobrada para Ana, pois a amava mais (apesar dela ser estéril). Mas Ana era uma mulher triste e amargurada de espírito, pois além de não poder ter filhos (que era seu maior sonho), também sofria humilhações e provocações de sua “rival” Penina. Todo ano era a mesma coisa: sempre que Ana subia ao Templo, Penina a humilhava e ela chorava e não tinha fome. Ana era muito amada por seu marido Elcana, mas nem todo amor do mundo supria a falta que lhe fazia um filho e a angustia de seu coração. Por que Deus não acabava com o sofrimento de Ana dando a ela um filho? Por que Deus demorava em responder suas orações e realizar seu sonho?
Às vezes em nossa vida parece que os nossos sonhos não vão se realizar nunca, e a dor da espera também é grande. Quantas mulheres e também homens, assim como Ana, sonham em ter um filho… Quantos sonham em se casar e se sentir realizados sentimentalmente… Quantos sonham em ter uma família… Ou então, quantos sonham em ter um emprego melhor, uma vida financeira mais estável. Talvez ter um diploma, uma profissão… Muitos também são os sonhos ministeriais - sonhos de um ministério frutífero, sonhos de ter filhos espirituais etc… Quais são os seus maiores sonhos? Maior do que a dor de espera ou a incerteza de que um dia esses sonhos se realizarão, é a angustia de ver muitos a nossa volta tendo o seus sonhos realizados e os nossos não. E nos perguntamos: “Por que Deus demora tanto em realizar meus sonhos?”. Alguém aí já fez essa pergunta?
Eu quero te dizer que Deus tem prazer em realizar os nossos sonhos, e que Ele não demora, mas tem o tempo certo para realizá-los.
O EXEMPLO DE ANA: A história continua… E a bíblia conta que um dia, Ana foi sozinha ao Templo e então se prostrou diante do Senhor chorando muito e orou assim: “Ó Senhor dos exércitos, se tu deres atenção à humilhação de tua serva, te lembrares de mim e não te esqueceres de tua serva, mas lhe deres um filho, então eu o dedicarei ao Senhor por todos os dias de sua vida…” Ana saiu dali em paz e depois de pouco tempo engravidou e deu a luz a um filho. Ela lhe deu o nome de Samuel, que quer dizer: “Eu o pedi ao Senhor”. Podemos destacar dois pontos na oração de Ana:
  1. Oração com humildade: veja que no exemplo de Ana, o sonho dela se realizou à partir do momento em que ela se humilhou diante do Senhor e orou. Deus conhece o desejo do coração de cada um de nós, ele sabe o que você precisa antes de você pedir, mas ele espera ouvir esse pedido de nossos próprios lábios! A bíblia nos ensina a pedir. Lucas 11:9-10 diz: “E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á…” Não é errado pedir a Deus que realize nossos sonhos. Errado é não pedir com humildade, pedir com arrogância, como se Ele fosse obrigado a nos atender em algo. Pois Deus resiste ao soberbo, mas dá graça aos humildes (Tiago 4:6). 
  2. Motivação segundo um coração no centro da vontade de Deus: Deus esperou que Ana tivesse a motivação certa no coração, para depois realizar seu sonho. Ela não disse: “Senhor, dai-me um filho porque quero humilhar minha rival…” ou “Dai-me um filho para me vingar e ter status perante meu marido e minha família…”, mas ela disse “Deus! Dai-me um filho e eu o dedicarei a ti”.  A bíblia diz em Tiago 4:3 “Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites”. Qual tem sido a motivação do seu coração quando sonha com algo? Seus sonhos glorificam a Deus ou são para seus próprios benefícios? Seus sonhos estão alinhados com a vontade de Deus para sua vida? Esse sonho vai prejudicar sua vida espiritual? Como Deus poderá realizá-lo se não vai fazer bem à você?
CONCLUSÃO E APLICAÇÃO: Não importa quais são nossos sonhos. O que importa é que o Senhor tem prazer em cumpri-los. E se às vezes parece que está demorando demais, sejamos pacientes. Existe um tempo certo em Deus para que tudo aconteça… Ele porém, espera que sejamos sempre humildes em sua presença e que tenhamos motivações corretas ao sonhar. E no tempo certo nossos sonhos se realizarão! Vamos sonhar, sonhar alto. Sonhar os sonhos de Deus! Assim como Ana, humilhemos diante do Senhor e façamos um voto a Ele de devolvê-lo a honra, a glória e todo louvor por cada sonho realizado. Quero terminar dizendo que, Ana sonhou em ter apenas um filho, mas, Deus planejou em usar Ana para gerar um dos maiores profetas e líderes que já viveram nessa terra. Os sonhos de Deus são mais altos do que os nossos e seus pensamentos muito mais elevados (Isaías 55:8-9)

Que o Senhor nos conduza em seus caminhos e pensamentos!

Sem comentários:

Enviar um comentário