https://www.facebook.com/ http://pensador.uol.com.br/colecao/masgalos/

sábado, 4 de outubro de 2014

RELIGIÕES ANTES DE JESUS

 

 
A natureza tem proposto ao homem perguntas sobre o criador. Todos os povos, de alguma maneira, orientam-se para a descoberta de Deus. Os caminhos para essa descoberta podem variar bastante.
Os povos antigos adoravam como deuses o sol e a lua. Havia grupos que acreditavam num espírito para cada força da natureza: a chuva, o vento, os raios e o mar. Assim, os mistérios e as belezas da natureza falam e testemunham  o amor e o poder criador de Deus.
Criado por Deus e colocado para conviver com seus irmãos em meio a tanta beleza, o homem não se cansa de buscar no Criador as respostas mais profundas para o seu viver. Nessa busca incansável é que a humanidade começou a se organizar em torno de crenças comuns.
Surgiram assim, no decorrer da história, muitas religiões ou credos.

Vamos conhecer um pouco desses fatos para compreender como as pessoas expressavam sua religiosidade antes de Jesus Cristo. Como a humanidade começou a se organizar para prestar culto a seu Deus.

Sumérios: (4000 a.c.... 2000 a.c.)
Foram os primeiros a se organizar. Habitavam a região da Suméria, hoje Sul do Iraque. Acreditavam em vários deuses e viviam para prestar culto a eles. Com  as mesmas crenças surgiram os Babilônios: ( 1900 a.c. ... 1200 a.c)  e os  Assírios: (1200 a.c. ... 612 a.c).

Caldeus: (612 a.c. ...59 a.c.)
 Habitavam a Mesopotâmia. Adoravam diversas divindades e acreditavam que os deuses eram capazes de fazer tanto o bem quanto o mal. Cada cidade tinha um deus próprio. A divindade feminina mais importante  era  Ishtar, deusa da natureza e da fecundidade.

Egípcios: (3200 a.c....30 a.c.)
 Acreditavam numa vida após a morte e na imortalidade do faraó e o adoravam como deus. Prestavam cultos a Íris e Osíris. Este foi o culto mais popular do antigo Egito. Era uma religião repleta de simbolismos religiosos

Judaísmo: (sem data)
Surgiu com o povo hebreu, também conhecidos como israelitas e judeus.
 Foram os primeiros a afirmar sua fé num Deus único. Os hebreus acreditavam na vinda de um Salvador, o Messias. Deixaram um documento muito importante para a compreenção de sua história e suas crenças. A Bíblia.

Politeísmo: (1700 a.c. ... 30 a.c.)
Religião professada entre os gregos. Acreditavam num grande número de deuses com aspéctos humanos e que estes eram imortais. Vejamos alguns: Zeus, Hera, Atena, Afrodite, Hermes, Artemis, Apolo e Hefesto.
Os romanos também praticavam a religião entre os anos 10 a.c. a 14 d.c. Para eles, os doze grandes deuses de Roma correspondiam aos principais deuses gregos.

Islamismo: (570 a.c. ...632 d.c.)
Religião fundada por Maomé, que era considerado um grande profeta inspirado por Deus. Proclamava que
todos os homens eram iguais perante Alá (Deus). A palavra Islamismo significa submissão a Deus. Os adeptos do islamismo são os muçulmanos. A religião crê a aceita um só Deus,  prega a imortalidade da alma e tem seus preceitos morais e religiosos bem definidos no livro sagrado, o Alcorão.

Budismo: (560 a.c. )
Religião fundada na índia pelo príncipe Siddhartha Gautama, o Buda, que significa " o iluminado, aquele que acordou". Buda foi famoso por sua santidade e amor a todas as criaturas. Em vida, suas pregações e exemplos conquistaram muitos discípulos. Depois de sua morte, surgiram templos em sua honra e a religião que ensinava espalhou-se por grande parte da Ásia. No Japão, o budismo exerce grande influência na cultura nacional. A meditação budista tem chamado a atenção dos ocidentais desde a II Guerra Mundial.

Hinduísmo: (1000 a.c. )
Surgiu na Índia e não se sabe quem o idealizou. É uma religião politeísta. Para eles tudo é divindade, embora considere "Brahman" o primeiro e grande deus, do qual provém todos os deuses. Tem como máxima a teoria de que "viver é sofrer e deixar de viver é alcançar a paz eterna, no Nirvana" (céu).

Bramanismo: (sem data)
Surgiu como uma reação contra a clássica religiosidade do budismo.É uma religião mais requintada e procura as elites, que, por se manter no poder, julgam-se mais virtuosas.

Fonte: Texto retirado do livro "Sementes de participação

Sem comentários:

Enviar um comentário