https://www.facebook.com/ http://pensador.uol.com.br/colecao/masgalos/

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Texto sobre: Amor enquanto Paixão


Antigamente, acreditava-se que o amor enquanto paixão era para os fracos ( aqueles que se identificam mais com a visão no amado, mais com a vontade e o desejo de possuir do que o desejo de viver ), para os românticos, que eram eternos apaixonados, que faziam da vida um sentimento de frustração pela conquista não realizada ( muitos apaixonados tornaram-se imortais por suas belas obras, que descreviam dor e tristeza ) e também pelos sentimentais, que faziam do Sol, da Lua, das Estrelas, a sua razão de viver e choravam de dor pelas perdas lógicas da vida e pela meta não alcançada.

A visão do sentimento Amor era totalmente pessimista, o Amor nem existia, era apenas uma projeção de carências e afetos, se tornando apenas um caminho ou uma diretriz a ser seguida. A ausência de sentimentos mais profundos era uma causa comum entre as pessoas, era um fato, elas não tinham tempo para a compaixão e para o afeto, pois não se tinha a compreensão psicológica e Metafísica necessárias para o entendimento da conduta Humana ( enquanto sentimento apenas, sem a lógica sugerida e imposta ).

A ausência de carinho e atenção, desde a infância, na criação ou contato direto com familiares, originava-se no endurecimento do ser, no desconhecimento de certos sentimentos e na ausência total de entendimento de erros, de acidentes de percurso e também de atitudes precipitadas que pudessem ter.

A Paixão era o único sentimento que conseguiam descobrir. O fato era ilógico, pois a sensação de se estar apaixonado, ia de encontro aos princípios básicos do bem viver.

Descobria-se então, um novo sentimento que causava dor ( quando não era correspondido, no qual acontecia na maioria das vezes, dado tal sentimento, ser um luxo e um privilégio para poucos, quando o mais comum eram os enlaces forjados por interesses e pelas composições de resgate, força, status e poder ) e trazia prejuízos irreparáveis para o coração.

Na grande maioria das vezes não se tinha escolha e os caminhos do coração eram os mais duros e penosos, pois o que imperava era a intolerância, a incapacidade de reflexão e a impotência de analisar logicamente o decurso sentimental da vida.

Mas o mundo gira e as opiniões mudam.

Com a valorização do Romantismo e pelo poder de escolha ( na metade do século passado ), foram aperfeiçoados certos sentimentos, na qual o amor enquanto paixão, foi a

bandeira de uma época em que a Sociedade impunha suas vontades e supremacias, subtraindo do coração certos dons involuntários, que se instalavam sem a devida ordem.

A paixão passou então a ter correspondência, tornou-se notório o poder real de escolha, de enlaces e uniões por Amor e por sentimentos que começaram a incluir dedicação e respeito. Estávamos em uma época, na qual uma Luz forte, iluminava os indivíduos, fazendo com que enxergassem o cônjuge e a família, como uma forma de se identificar com Deus e com a eternidade ( Uma época em que se lia mais e se dava mais valor as ciências e a Filosofia de vida ).

Hoje em dia, o amor passou por transformações profundas, pois tornou-se bi-lateral, ou seja: doce e amargo, a paz e o tormento, a dor e a alegria. Com a liberdade em excesso, o amor passou a ser um coadjuvante do relacionamento, nunca o principal, pois precisa-se saber quem realmente o parceiro é, para primeiro se interessar por ele, por seus atributos e depois, quem sabe, se apaixonar pela convivência e depois vir o Amor, tão desejado e tão ausente nas pessoas ( é obvio que existem ainda muitos casos clássicos de paixão, pois toda a regra tem exceção ). Esse sentimento, quando passional, é quase como uma antítese de desejos, gostos e pensamentos ! Ao mesmo tempo em que existem pessoas que vivem por amor, também há pessoas que morrem e matam por ele.

Chorar por amor purifica a Alma, abre a mente e engrandece o Espírito ( perda de quem se ama ou ausência dele ), chorar de tristeza por paixão, é perder a primariedade de pureza, é confundir a sensação de perda com a sensação de impotência ou até com a sensação de não se valer nada. É quando se perde a identidade, o norte, os objetivos.

É quando se tem a vontade de sumir ou explodir. É o trauma mais profundo e psicótico, quase que irreversível, que um ser pode ter.

O amor é o sentimento mais subjetivo de todos, cada um sente de uma forma, de um jeito, com uma intensidade diferente, e alguns nem amam, apenas se divertem com a sensação de conquista, de posse, de poder ou de capacidade suprema .

Amar enquanto paixão ( nos dias atuais ) é para os fortes, porque, mesmo ficando fracos e vulneráveis, permanecem ali, resistindo aos obstáculos, amando em silêncio, guardando aquele sentimento apenas para si mesmo, tolerando desaforos, sendo subjugados ou até sendo correspondido ao bel prazer do parceiro. Isso sim é ser forte. Isso sim é amar, isso sim é abdicar de superioridade. Mostrando para o parceiro como é amar sem preconceito, sem medo e sem julgamento, apenas possuir uma absolvição para o coração e também ter uma sensação de evolução cósmica, de se encontrar e se identificar com as coisas belas, tristes e reais da vida. É verdadeiramente o encontro com Deus e com a Eternidade.

 Giulio Romeo

Sem comentários:

Enviar um comentário